WEBSITES Institucionais

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 O que é e o que deve ter um site institucional de sucesso

Desde o aumento da popularidade das redes sociais, muitos administradores não têm dado a devida importância ao website institucional, o que é um grande erro, uma vez que uma ferramenta não substitui a outra e cada uma delas pode ser utilizada de acordo com objetivos estratégicos específicos.

Existem muitas dúvidas e questionamentos sobre a importância e mesmo a necessidade de se ter um site institucional.

Por isso, nesse post, você vai descobrir o que é e o que deve ter um site institucional e entenderá porque ele pode ser decisivo para o sucesso de sua empresa.

O que é um site institucional?

É comum definir o site institucional como o cartão de visitas online da empresa. No entanto, o website da empresa deve ser muito mais do que isso. Também chamado de site empresarial, ele o mais tradicional canal de comunicação online entre a empresa e seus clientes e um dos principais tipos de site quando se pensa em uma empresa.

O site institucional é onde a empresa possui total liberdade para mostrar os seus diferenciais aos seus públicos de interesse, bem como a sua filosofia de trabalho, história e características da marca, produtos / serviços, constrói sua imagem e contribui para sua reputação digital.

Esse espaço também é bastante eficaz para divulgar conteúdos que atraiam novos clientes e demonstrar autoridade na sua área de atuação.

Mas não é – ou não deve ser – pensando nos clientes que se faz um site empresarial. Candidatos a uma colocação profissional na empresa, possíveis investidores, parceiros comerciais, fornecedores e a sociedade como um todo, podem conhecer a empresa por um site institucional, papel que geralmente uma rede social não permite.

Quando devidamente trabalhado, esse canal é uma maneira prática e eficiente para disseminar sua cultura, seus valores, sua atuação no mercado, a trajetória da empresa, sua perspectiva futura, buscando sempre satisfazer às necessidades das muitas personas que o site pode atrair.
Por que os sites institucionais são importantes para as empresas?

Segundo dados da pesquisa TIC para domicílios de 2019, no Brasil há 134 milhões de usuários de Internet, o que representa 74% ou três em cada quatro brasileiros.

Esse é a grosso modo o tamanho da audiência possível apenas se pensando em atuação nacional, sendo que há empresas com potencial internacional.

Uma empresa sem uma grande presença digital, além de não conquistar tão facilmente a confiança dos clientes, está abrindo mão de oportunidades valiosas. A importância do site institucional se concentra basicamente em três pontos. Veja quais são eles a seguir.


Desenvolvimento de Marketing

Ao criar seu website, há total liberdade para desenvolver uma identidade própria e inteiramente vinculada à estratégia de Marketing da empresa – tanto tradicional como digital – por meio do layout e design, dos aspectos da marca, do direcionamento aos seus públicos, da adoção das políticas da empresa, da produção e fornecimento de conteúdos diversificados e que atendam às necessidades e desejos dos seus visitantes.

A partir do planejamento de conteúdo, fazendo uso dos tipos de conteúdo mais apropriados e cercando-se dos cuidados necessários, é possível utilizar técnicas de SEO e alcançar bom posicionamento em buscas orgânicas, por exemplo.

Consequência disso, o aumento das visitas qualificadas ao site e, portanto, mais clientes em potencial para a empresa.

Nada disso é possível em uma rede social.

Ao gerar tráfego em seu website empresarial, você terá liberdade para desenvolver ações voltadas a conversão, à qualificação de leads e captar clientes em potencial que serão úteis para prospecção futura. Ou seja, as ações não ficam limitadas a regras estabelecidas pelas redes sociais.
Alcance amplificado

Apesar do grande sucesso das redes sociais, nem todas as pessoas são ativas nessas mídias e muitas outras as utilizam apenas para diversão e contato com amigos.

A própria concorrência por públicos, faz com que os internautas dividam-se cada vez mais entre as muitas opções que surgem, o que significa que cada vez mais a empresa precisa participar de um número maior delas para falar aos seus possíveis públicos.

Além disso, as constantes mudanças de algoritmo dos mecanismos de busca, tornam cada vez mais difícil que conteúdos orgânicos tenham alcance elevado. Em outras palavras, as chances de conteúdos feitos para redes sociais aparecerem nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs ou Search Engine Results Page), são reduzidas

Quando precisam de produtos e serviços, os usuários geralmente recorrem ao Google ou outro buscador — é nesse momento que seu site institucional poderá ajudá-los, com maior alcance se comparado às redes sociais.

ESTRUTURA BÁSICA:

Conheça a Estrutura Básica dos Nossos Serviços de Criação de Site Institucional para empresas, serviços e profissionais liberais.A base para se saber o valor de um website é sua estrutura, assim como na construção civil é necessário saber o tamanho do terreno, quantos cômodos, garagem, piscinas entre outras informações estruturais, para estimar o valor de um website para nossos clientes precisamos saber exatamente qual será a estrutura do site. Outro item que influência é a referência visual, a complexidade do design pode modificar bastante o valor do site, mas neste texto iremos expôr o que oferecemos como sendo uma estrutura básica para Websites Institucionais :

Página Inicial

A página inicial ou Home, é a página mais acessada do site, geralmente trabalhamos ela como uma página independente do site contendo um resumo do que é mais importante sobre a empresa com links para as páginas de cada tópico caso o visitante queira se aprofundar.

Estruturamos a página inicial com dobras, sendo a primeira dobra a parte visível do seu monitor ou da tela do celular, e a segunda dobra, o início do fim da primeira dobra até o fim da tela.

    Primeira Dobra: Banner com a informação mais relevante do site, melhor CTA (Call to Action), ou informação em destaque sazonal.
    Segunda Dobra: Listagem de serviços ou produtos, geralmente blocos com as informações de cada um, podendo ser um carrossel.
    Terceira Dobra: Texto sobre a empresa, resumo da empresa com link para a página completa.
    Quarta Dobra: Prova social, depoimento, ou serviços realizados.
    Quinta Dobra: CTA, uma chamada para ação como, entre em contato, ou, orçamento sem custo.
    Sexta Dobra: Bloco de endereço com mapa do Google.
    Sétima Dobra: Rodapé.

A página inicial pode mudar conforme o projeto, mas sua essência é basicamente esta.


Sobre a Empresa

Está página chamamos de página de auxílio de conversão, pois se o visitante gostou das informações de serviço, dos produtos e do estilo da página, bem provável que ele vá até o sobre a empresa para passar pela última avaliação de confiança para entrar em contato.

Recomendamos ter esta página com um texto sobre a empresa curto e objetivo, destacando em negrito e/ou ícones os diferenciais competitivos relevantes para seu público. Importante também uma imagem, que pode variar conforme o ramo de atuação, exemplo: advogado, foto do escritório; médico, foto imponente do médico; clínicas, foto do estabelecimento; industria, uma foto do local físico, ampla, talvez de drone, etc.  


Serviços e Produtos

Atendemos muitos clientes que tem apenas quatro serviços, mas também clientes com uma lista de 300 produtos, a terceira estrutura mais comum nos sites institucionais é os serviços e produtos da empresa.

Aqui não tem segredo, precisa pensar no seu público, em como ele entende seus serviços e produtos, organizar eles da melhor forma e cadastrar. Cada cadastro precisa ter no mínimo um título, descrição e uma foto, real ou ilustrativa.

Em alguns casos aglutinamos vários serviços em uma página, tendo uma página mais rica e profunda com vários serviços ou com a categoria de produtos. Esteticamente fica ótimo, porem, isso significa menos links, menos textos, mais fácil para o proprietário da empresa e mais pobre no Google, então se o objetivo é ter uma presença forte nas pesquisas do Google ou fazer campanhas de link patrocinado, recomendamos a criação de uma página por serviço ou produto.


Prova Social

Temos dificuldade também em captar estas informações dos clientes, geralmente eles entendem a necessidade, declara ser fácil conseguir, mas no fim não entrega. O que mais nos ajuda e também ajuda o cliente é quando a empresa já tem um cadastro no Google Perfil Empresa, pois retiramos de lá as provas sociais.

Cada ramo tem sua especificidade na hora de expor suas provas sociais, o que é unânime são os depoimentos, avaliações e declarações. O segundo mais usado são projetos, ou serviços realizados.

Esta página é extremamente importante para o aumento das conversões no site, um site sem rastros de pessoas reais, é um site fraco de credibilidade.  


Blog

O nome mais conhecido e estigmatizado para parte mais dinâmica do seu site, é o blog, onde é feita as publicações dos conteúdos, também pode ser nomeado de várias formas de acordo com seu seguimento, artigos, notícias, informações, dicas, ou então, "fique por dentro", "se informe", e outros termos de comunicação mais moderna e jovem. O blog pode não ser o mais importante, mas é a mais estratégica, além da comunicação óbvia com seu público, os textos dentro do seu blog feito de forma específica, pode ser muito poderoso para aquisição de audiência, através do Google.

É algo muito poderoso, porém, que dá bastante trabalho, não é fácil sair do operacional diário e escrever um texto com um bom SEO e focado em uma forma que seu público pesquisará no Google, as famosas palavras-chave. Também não é barato pagar um profissional para escrevê-las.

Uma alternativa recente para resolver este problema de criação de textos é o ChatGPT, ele pode te ajudar a iniciar ou lapidar alguma ideia ao ponto de transformar uma lista, ou uma pequena frase em um texto publicável.

Ter um blog no site é bom e usado com alguma sabedoria, pode trazer bons acessos no médio prazo.


Contato

A página de contato é quase um patrimônio dos websites, todo usuário sabe que terá o link de contato para ver os dados de, acreditem, contato!

Neste Página, se tem normalmente um formulário simples e pequeno, nome, e-mail, telefone e descrição, informações de contato geral da empresa, endereço, horário de funcionamento e para alguns seguimentos, já é exposto também os feriados e dias sem expediente.

Em todo seu site, terá o link flutuante do WhatsApp visível a todo momento, blocos de CTA com formulários ou botões, e sempre links no topo e rodapé de contato, mesmo com tamanha possibilidade de entrar em contato, é extremamente recomendado ter sua página de contato, pois o visitante usa esta página quase que por reflexo, sem precisar pensar.

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